Como aumentar sua produtividade estabelecendo uma melhor comunicação

Como aumentar sua produtividade estabelecendo uma melhor comunicação

18 set 2017

Você já se perguntou por que quase todas as vagas de emprego requerem boas habilidades de comunicação? Transmitir informações de forma efetiva é crucial, pois influencia diretamente na rotina operacional e, consequentemente, nos resultados da empresa.

Muitos empresários experimentaram as consequências de ruídos no local de trabalho. Quando a informação não é transferida da maneira correta e no momento certo, a produtividade no local de trabalho pode diminuir. Ainda mais, as tarefas podem ficar incompletas e, como resultado, as metas não serão atingidas.

No entanto, o contrário também é verdade: a comunicação efetiva no local de trabalho pode ter um efeito positivo no desempenho dos funcionários, aumentando a moral da equipe, a taxa de retenção e a produtividade do ambiente.

Aqui, apresentamos cinco formas em que a eficácia da comunicação no local de trabalho pode aumentar a produtividade geral da sua empresa. Acompanhe!

1. Menos mal-entendidos

Quando a informação não é transferida corretamente para as pessoas certas, a operação pode ser prejudicada de diversas formas. Assim, com a falta de comunicação efetiva no local de trabalho, a confusão está sempre presente.

Alguns funcionários pensam que os gestores disseram uma coisa, outros pensam que disseram algo completamente diferente. Neste caso, como todos podem trabalhar para o mesmo objetivo e aumentar a produtividade? É importante ter um bom sistema de informações, para que todos entendam quais são os objetivos e possam trabalhar juntos.

2. Empoderamento e transparência

Outra maneira em que a comunicação pode melhorar a produtividade é com a ajuda do empoderamento. Se seus funcionários tiverem mais informações, eles se sentirão mais capacitados para completar suas tarefas com confiança e direção.

Equipes que têm mais informações sobre tarefas específicas e sabem como concluí-las estão mais motivadas para fazê-la efetivamente. Além disso, de acordo com o estudo de caso da HEC Paris, as companhias que são transparentes e que os colaboradores têm mais empoderamento, geralmente são mais produtivas.

3. Cultura saudável

As culturas saudáveis ​​e produtivas dentro das organizações são baseadas em uma comunicação eficaz. Se funcionários e gestores tiverem bons relacionamentos de trabalho, um com o outro, a empresa poderá melhorar e se tornar saudável.

Por exemplo, como você imagina uma atmosfera de trabalho mais agradável? Claro, em tais empresas, existe respeito, capacitação, gratidão e assim por diante.

Se a comunicação é ruim, como em casos em que gestores não conseguem falar com seus colaboradores de forma respeitosa, impedindo as pessoas de se posicionarem, isso poderá criar um bloqueio de melhores práticas a serem tomadas.

Por outro lado, nas empresas onde há uma cultura saudável, as pessoas se sentem respeitadas e compreendidas, o que, por sua vez, aumenta o bem-estar e a produtividade.

4. Responsabilidade aumentada

Quando boas habilidades de comunicação estão presentes em uma empresa, as pessoas tendem a manter-se responsáveis. Ou seja, quando a comunicação efetiva no local de trabalho fornece instruções claras, os funcionários sabem exatamente o que é esperado de cada um deles. Isso ajuda a melhorar a prestação de contas, o que, por sua vez, aumenta a produtividade. Se não houver responsabilidade no local de trabalho, não haverá incentivo para melhorar.

5. Direção clara

Por fim, com a ajuda de uma boa comunicação entre gerentes e funcionários, torna-se claro onde a empresa está, onde precisa estar no futuro e quais etapas devem ser tomadas para chegar lá.

Toda essa informação fornece instruções precisas para todos, o que aumenta a produtividade e diminui a incerteza. Dar direção exata aos funcionários torna suas funções menos estressantes, mais rápidas, mais eficientes e divertidas.

Então, na próxima vez que você se preparar para uma reunião com a equipe, certifique-se de fazer tudo para melhorar a comunicação clara e efetiva com eles. Quando todos entenderem o que você está dizendo, será possível ver que seus processos se tornarão muito mais suaves e sua empresa mais produtiva.

Gostou desse nosso post? Ficou alguma dúvida sobre o tema ou quer entender mais sobre como ampliar seu autoconhecimento e melhorar sua carreira? Entre em contato com a gente e conheça nossos pacotes de serviços!