7 dicas rápidas sobre motivação de equipes

7 dicas rápidas sobre motivação de equipes

12 set 2017

Quando sua empresa agrega energia, conhecimento e a disposição de colaboradores motivados, o céu não é o limite. Para alcançar esse ideal, uma boa liderança tem um papel fundamental para assegurar essa sinergia.

Visando auxiliá-lo a alcançar esse estado, reunimos sete poderosas práticas para manter seu time a todo vapor. Conheça!

1. Forneça um lugar agradável para se trabalhar

Todo mundo quer trabalhar em um ambiente estimulante. Afinal, isso os faz se sentir muito bem. Entretanto, para isso você não precisa gastar grandes quantias de dinheiro, a fim de transformar um escritório em um lugar mais agradável para se estar.

Boas dicas é criar ambientes que se adequem ao perfil de sua equipe, seja com uma decoração atraente ou mesmo promovendo cursos, workshops e comemorar as conquistas.

2. Ofereça oportunidades de desenvolvimento

Os membros da sua equipe serão mais valiosos para sua organização quando tiverem acesso a oportunidades de refinar suas habilidades. Por isso, garanta a sua equipe chances de expandir o conhecimento sobre sua área de atuação, como treinamentos, congressos e feiras.

3. Incentive a felicidade

Funcionários felizes são membros entusiasmados e positivos da equipe, e sua atitude é contagiante. Por isso, busque formas de incentivar suas automotivações e autoconhecimentos, criando momentos de interação com a equipe, reconhecendo a importância e o bom desempenho de suas tarefas, entre outros.

Assim, fique de olho se os colaboradores estão ou não satisfeitos com seu trabalho, seu empregador e você. Se não estiverem, é possível que essa infelicidade se espalhe.

4. Evite punir o fracasso

Todos nós cometemos erros. É parte do ser humano. A chave é aprender lições valiosas desses erros, para que assim possamos evitarmos que cometamos as mesmas falhas outra vez.

Quando os membros da sua equipe cometem algum erro, ao invés de os punir, ajude-os a identificar qual foi o problema, trazendo aprendizado e buscando novas soluções.

5. Defina metas claras

Como líder, é seu trabalho se envolver com os membros de sua equipe para estabelecer metas claras.

Uma vez que você faça isso, certifique-se de que todos saibam exatamente quais são esses objetivos, sua prioridade relativa e o papel de cada um em alcançá-los.

6. Evite reuniões inúteis

Reuniões podem ser uma incrível perda de tempo — o profissional médio perde 3.8 horas em reuniões improdutivas todas as semanas.

Para evitar esse processo, crie uma agenda para suas reuniões e distribua-a com antecedência. Além disso, convide apenas as pessoas que realmente precisam participar. Lembre-se: inicie a reunião a tempo e, em seguida, termine o mais rápido possível.

7. Pague aos colaboradores o que eles realmente valem

Por fim, quando definir os salários de seus funcionários, certifique-se de que o valor seja condizente com o que outras empresas em seu segmento e área geográfica estão pagando.

Ficou alguma dúvida sobre o tema ou quer entender mais sobre como ampliar a motivação de sua equipe? Entre em contato com a gente e conheça nossos pacotes de serviços!