4 sinais de que você precisa de ajuda com comunicação

4 sinais de que você precisa de ajuda com comunicação

29 ago 2017
ajuda com comunicação

Com diversas reuniões, e-mails e ligações nos bombardeando a todo momento, fazer uma boa gestão da comunicação com a equipe é fundamental.

No entanto, como se comunicar de forma eficaz? Quais sinais procurar entre os membros da equipe para detectar falhas de comunicação antes que eles causem um desastre?

Neste post, listamos quatro indicações de que sua equipe precisa de orientações mais claras.

1. Vocês não têm as mesmas prioridades

A fim de garantir que os esforços da equipe fluam em uma única direção, todos precisam de uma compreensão clara dos rumos especificados.

Por isso, durante discussões em grupo é importante que você aborde os objetivos CLARAMENTE. Desenhe-os se for preciso. Certifique-se de que todos saibam tudo o que está acontecendo. Não deixe ninguém de fora!

Quando os gerentes de projeto não conseguem se comunicar de forma clara e concisa, a equipe apresenta várias interpretações que, provavelmente, não combinam com o que você comunicou.

2. O resultado final não é o que você imaginou

Existem 2 razões para o porquê isso pode acontecer:

  1. Você não fez sua parte bem o suficiente para garantir que a pessoa encarregada desta tarefa tenha uma compreensão completa de como o resultado final deve ser;
  2. Você provavelmente não gastou tempo suficiente passando pelos detalhes mais importantes do projeto.

3. Os prazos não são cumpridos

Este deve ser o sinal mais óbvio de que sua equipe enfrenta problemas de comunicação. Quando seu time não cumpre prazos importantes, significa que ele não entende a importância de enviar seu trabalho no período estabelecido ou simplesmente não tem responsabilidade sobre a tarefa.

Outra opção é que a falha venha diretamente da gerência, que não informa sobre os prazos, as datas de vencimento ou não tem um senso de urgência apurado.

Como você espera que sua equipe envie seus trabalhos no tempo se você mesmo não estiver focado nisso? Lembre-se: as coisas que você faz e diz ressoam na equipe. Eles dependem do seu impulso.

4. Há falta de confiança na equipe

Isso é bastante típico com os gestores que têm problemas de confiança e não conseguem delegar o trabalho corretamente.

O problema de não delegar o trabalho corretamente é que o time será deixado ao léu, sem ideais e improdutivo. Ele não saberá o que fazer porque não tem ideia do que está acontecendo.

Se você lidera um time que apresenta a maioria dos sinais acima, é hora de estabelecer novas regras objetivos e melhorar sua comunicação.